sábado, 21 de março de 2009

Atividade 2 - Curso de Inclusão Digital

Netiqueta


  • Fale, não GRITE! – Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

    Demonstre sentimentos Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.

    Qual o assunto? A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.

    Resumo – Ao responder uma mensagem mantenha apenas as informações estritamente necessárias da e-mail original. Retire os cabeçalhos, evite duplicar informações e faça um breve relato explicando do que se trata. Não se esqueça de citar as fontes.

    Arquivos anexados (attachments) – Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.

    Spam – Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens. A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos. Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.

    Cópia indevida – Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua correspondência.

    Shareware – Ao copiar um programa disponível na rede, verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware. Se gostar realmente de um shareware, não se furte em registrá-lo, sob penas de seu autor ficar sem condições de atualizá-lo. Nunca deixe de registrar programas de uso comercial.
  • Erros mais freqüentes – São dois os maiores erros que podemos cometer.O primeiro é em acreditar que os demais indivíduos são iguais a nós mesmos; o segundo é acreditar que temos que agradar a todos. Precisamos de muito equilibrio e harmonia para viver essa equação no nosso dia-a-dia.

  • Compaixão tecnológica – A compaixão tecnológica reside na nossa visão e compreensão que os demais poderão não ter os mesmos conhecimentos de Internet, softwares, etc. que nos mesmos, então cabe a nós apresentar dicas, soluções e indicações de maneira clara e bem explicativa.

Fontes:

http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1574

Nenhum comentário:

Postar um comentário