A internet, assim como outras mídias, é uma ferramenta importante para uso em sala de aula, permite aos alunos a exploração de um amplo universo virtual, o acesso a uma gama imensa de informações. Se utilizada de forma consciente e coerente pode apresentar ótimos resultados na educação, levando o educando ao conhecimento. Para isso o professor tem que estar preparado, capacitado, tendo claro os objetivos , as ferramentas metodológicas e os resultados que pretende atingir.
O uso da rede deve ser orientado para que os objetivos sejam alcançados, inúmeras são as possibilidades de dispersão do foco principal da pesquisa, o professor deve permanecer atento, sendo o mediador, garantido ao aluno o acesso às informações pertinentes e consequentemente ao conhecimento, respeitando o ritmo de cada um.
De acordo com Moran, “A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta, se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua”. Sendo assim, apesar da internet ser o fator motivador, é ao professor que cabe conduzir a busca ao saber, construída à base do diálogo, da confiança.
Com o advento da internet tornou-se muito mais fácil a pesquisa, é só ir a um site buscador e digitar palavras-chaves que em poucos segundos a busca retorna milhares de resultados. Essa ferramenta permite também buscas mais abrangente ou mais específica, dependendo daquilo que se deseja. Nos temas mais específicos o professor pode indicar as fontes de pesquisa e obter resultados mais parecidos na turma.
A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição. Bom senso para não deterem-se, diante de tantas possibilidades, em todas elas, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes. Lembrando-se de valorizar também outras fontes de pesquisa, evitando tornar-se dependente da internet.
A rede é um local de comunicação, todos procuram na rede seus semelhantes, seus interesses. Cada um busca a sua "turma"; busca pessoas que tenham gostos, valores, expectativas parecidos; pessoas fisicamente próximas e distantes, conhecidas e desconhecidas. Em educação abre-se um novo caminho de comunicação, e-mails, chats, fóruns e bate-papos, dentre outros. O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais.
Na Internet há a possibilidade de escrever-se de forma mais aberta aproximando texto e imagem. Agora começamos a incorporar sons e imagens em movimento. A possibilidade de divulgar páginas pessoais e grupais na Internet gera uma grande motivação, visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por escrever bem, por comunicar melhor as suas idéias, para serem bem aceitos. Paasam a ser seus próprios editores de texto e diretores de imagens. Alguns dos endereços mais interessantes ou visitados da Internet no Brasil são feitos por adolescentes ou jovens. Nesse ambiente o interesse pelo estudo de línguas aumenta, pois isso aumenta significativamente o acesso a novas fontes de informação, escritas em outros idiomas.
Apesar das várias facilidades que a Internet oferece há que se tomar cuidados com alguns problemas que seu uso pode trazer. Como o leque de informações é vasto deve-se ficar atento para que não se confunda informação e conhecimento. As informações estão na rede, mas o indivíduo só é capaz de adquirir o conhecimento a partir do momento em que consegue pensar racionalmente, discriminando o que é importante daquilo que lhe é inútil. A facilidade de dispersão é outro fator a ser analisado, como são muitos os sítios que tratam de um mesmo assunto, o aluno pode perder-se nesse emaranhado e não chegar a ponto algum, além do fato de existirem muitos tratando de assuntos sem relevância nenhuma. Como a aprendizagem se dá em diferentes tempos, uns respondem ao estímulo imediatamente, enquanto outros têm resposta mais lenta, fica difícil conciliar. Os professores por sua vez, apresentam graus de interesse diferentes em relação à Internet, enquanto uns se esforçam para dominar a tecnologia, outros não buscam conhece-la, ficando para trás no uso de ferramentas de domínio da rede. Professores e alunos se relacionam com a Internet, como se relacionam com todas as outras tecnologias. Se forem curiosos, descobrem inúmeras novidades nela como em outras mídias. Se forem acomodados, só falam dos problemas da lentidão, das dificuldades de conexão, do lixo inútil, de que nada muda.
A internet permite a interatividade, mas não a garante, é preciso que professor e alunos estejam preparados para a proposta que lhe é apresentada, pois ao contrário, será uma experiência frustrante, que acabará culminando apenas em superficialidades.
A máquina nunca substituirá o homem, nossa mente é superior ao computador porque pensa, raciocina, sente, intui e pode surpreender! A profissão do futuro é educar para integração entre comunicação pessoal, comunitária e tecnológica.
Referência bibliográfica:
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf., Brasilia, v. 26, n. 2, maio 1997 . Disponível em:
SOU PROFESSOR E ADORO A INTERNETE QUE É POR ENQUANTO A TECNOLOGIA DO MILENIO
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